Tópicos para bem cuidar das plantas medicinais e aromáticas

1- Alecrim (alegra a alma e cura o corpo)

É um arbusto perene, tem lindas flores, muito aromático. Plante-o em local seco, com fertilidade média, em local ensolarado, sem vento.Da planta se colhe as folhas da parte mais velha da planta. Se for colhido os ponteiros a planta vai morrer. Aqueça a água, deixe ferver, desliga o fogo, coloque as folhas do alecrim na água, deixe amornar, adicione açúcar e tome sem seguida.Serve para tratar doenças do fígado, rins, pulmões e falta de apetite, fraqueza, dores reumáticas,  depressão, cansaço físico e mental.O alecrim é reproduzido por estacas. (ramos pequenos)

2- Salvia

É uma erva condimentar, utilizada  na carne de suíno e  aves, grãos, queijos, legumes e abóboras.Mas um uso bem frequente é no nhoque derretida na  manteiga.È uma planta de sol pleno, solo drenado, bem adubado, livre de ventos fortes, e sem adubos químicos e agrotóxicos.Plante uma muda da outra distante 30 cm.Colha folhas medianas, retirando as mais velhas.A sálvia é reproduzida por sementes principalmente.

3- Magericão

Quimicamente composto por flavonoides, e óleos essenciais.  O manjericão é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.È usado na culinária principalmente em massas.Plante-o em local drenado, bem adubado, ensolarado. Plante-o em canteiros ou vasos.Colha suas folhas após sair o orvalho ou a tardinha.

4- Lavanda (alfazema)

As suas flores são usadas para arranjos secos e frescos. Suas flores impedem a presença de insetos e parasitas. O seu uso terapêutico  é em infusão. Plante-a em solos bem drenados, férteis, ensolarados principalmente pela manhã. Colha suas  flores para arranjos e flores e folhas para infusão.Cresce melhor em períodos mais amenos.Sua propagação é por sementes.

 

5- Hortelã- (menta)

Para melhor obter as propriedades do hortelã prepare um chã com suas folhas. ( esquente a água, verta a água sobre as folhas de hortelã, tampe e deixe por 5 minutos e pode tomar, se quiser adoce com mel, ou açúcar mascavo.Plante-o em vasos, floreiras ou direto em canteiros. Solo bem drenado, fértil, ensolarado e protegido de ventos fortes.Colha as folhas após sair o orvalho ou a tardinha.Quando o hortelã ficar fraco por sucessivos cortes, faça uma poda e espalhe terra de jardim sobre a planta, e irrigue em seguida. Em 20 dias já terá folhas bonitas e prontas para serem colhidas.

 

6- Cebolinha

Plante a cebolinha em local ensolarado ou pelo menos ao sol da manha, solo bem adubado, e canteiros com boa drenagem. Pode ser plantada em vasos, floreiras e garrafas PETs.Colha quando sair o orvalho ou a tardinha. Corte a cebolinha a 2 cm. do solo, ai ela rebrota bem e com saúde. Se tiver ataque de pulgão ( branco) aplique água de sabão ou cinza (madeira) diluída em água.

 

7- Salsinha

A salsa possui minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e  Potássio.Boa para quem sofre de anemia. È rica em vitaminas B1, B2, B6. Possui propriedades antibacterianas, e antioxidantes.Possui uma substância chamada de apiol, muito utilizada para curar febres intermitentes e neuvragias, e Fortalece o sistema imunológico, Controla o açúcar no sangue, impede a formação de coágulos, evitando AVC e problemas cardíacos, ajuda desintoxicar o organismo quando adicionada a sucos, Possui ação rejuvenescedora para pele, fortalece unhas e cabelos.Plante-a  em floreiras, vasos, garrafas PET´s, e diretamente em canteiros.Solos bem drenados, ricos em matéria orgânica, ensolarados principalmente pela manhã.8- PimentaO bem estar aparente de quem consome pimenta, vem de um sistema de engana o cérebro. Quando você consome pimenta e acontece a queimadura da língua, o cérebro recebe a informação de que o organismo está pegando fogo. O cérebro então começa a produzir endorfina, para salvá-lo, como resposta á pseudo queimadura, como a endorfina é responsável pela sensação de bem-estar, a pessoa passa um longo período se sentindo bem e relaxada.A pimenta gosta de períodos mais quentes, solo bem drenado, sol direto. Plante-a em canteiros, vasos grandes ( 10-15 litros) ou em floreiras. Colha sempre nas horas mais frescas do dia.

No Comments

Post A Comment